O brasileiro não tem memória.

Neste blog desmascaramos esta mentira.









segunda-feira, 1 de julho de 2013

Guatemala resgatará os nomes tradicionais dos sítios arqueológicos

Confiram essa importante notícia: http://noticierostelevisa.esmas.com/cultura/611427/guatemala-restituira-nombres-originales-mayas-sitios-arqueologicos/

Estão sendo realizados estudos para tentar determinar os nomes originais dos sítios, que segundo consta, são extremamente significativos e dão uma noção da importância do lugar.  Por exemplo, Tikal (poço de água) não corresponde ao idioma maya clássico.  O nome correto seria Yax Mutul (pano sagrado que contém oferendas aos deuses).

Muitos desses lugares tiveram sua denominação alterada na época da invasão espanhola, portanto foram renomeados há quinhentos e tantos anos.  Por isso, se realmente efetivado o resgate, não se poderá olvidar os nomes substituídos e as razões que levaram à substituição.

Sou absolutamente favorável ao resgate dos nomes antigos, desde que sejam  mantidas as memórias dos nomes substituídos e dos motivos que levaram à substituição, e também desde que não seja sintoma de uma visão essencialista, idealizada e estática do passado.

Nós, aqui no blog, estamos em campanha permanente pela defesa dos nomes tradicionais e por sua restauração: http://direitoamemoria.blogspot.com.br/2011/06/campanha-pelo-resgate-e-manutencao-de.html, por sua condição de patrimônios imateriais

Adoro nomes tradicionais de lugares e de pessoas (http://direitoamemoria.blogspot.com.br/2011/08/campanha-pela-revitalizacao-do-uso-de.html) e não descansarei na luta por sua revitalização.





Um comentário: