O brasileiro não tem memória.

Neste blog desmascaramos esta mentira.









sábado, 27 de julho de 2013

Memória brasileira: o petróleo é nosso!

Nessa semana, durante uma aula de Direito Administrativo, comecei a falar sobre a Petrobrás e da atuação empresarial do Estado Brasileiro.  Fiz uma viagem até os anos de 1940, e lembrei a grande polêmica sobre o início da exploração do petróleo no Brasil, que culminou na campanha "O petróleo é nosso".

Naqueles tempos havia uma grande dúvida quanto a existir petróleo no território brasileiro, e não havia procedimentos para regular essa atividade econômica.  A quantidade de entraves burocráticos era tanta, e tanto era o medo de que esses recursos naturais estratégicos caíssem em mãos estrangeiras, que o escritor Monteiro Lobato escreveu ao Presidente Getúlio Vargas sobre o assunto (cf. http://www.projetomemoria.art.br/MonteiroLobato/monteirolobato/cartaget.html).

Monteiro Lobato denunciou o "Escândalo do Petróleo" e acabou preso por isso.  Mas a minha principal lembrança sobre essa confusão toda era um livrinho infantil de que gostava muito, chamado o "Poço do Visconde".  Em linguagem simples (e, presumo, também técnica), Monteiro Lobato tentou explicar porque havia petróleo no Brasil e como poderia ser explorado, para que até as crianças entendessem seu ponto de vista.

Eu, filha de geólogo, adorava esse livrinho porque podia tirar minhas dúvidas com meu papi.  Além disso, tem uma palavra que eu aprendi nessas leituras e nunca esqueci: sinclinal.

O resultado dessa grande polêmica nacional foi a criação de uma empresa para exploração, que durante décadas exerceu a atividade sob a forma de monopólio, tendo a União Federal como sócia majoritária.
Para ver imagens dessa época, basta ir ao Google imagens e informar o nome da campanha.




8 comentários:

  1. Para Dra. Denise, que andou se envolvendo com o petróleo.

    ResponderExcluir
  2. Afe, não conhecia essa carta.

    Põe a musica, rapaz, pra gente chorar as pitangas nacionalistas:
    https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=1iHFLFSkxjo

    Rapaz vou te falar uma coisa, esse negocio de "dizer que não tem pra roubar sozinho" ainda existe até hoje em relação ao petroleo e a outros recursos naturais brasileiros.

    Eu tô de saco cheiro dessa retorica que consiste a dizer "aumentamos as reservas de recursos naturais esgotaveis por meio da descoberta de novas jazidas" ou, pior "reberemos uma compensação financeira pela exploração de recurso por empresas estrangeiras".

    Porra, o petroleo é nosso! A bauxita também! E por ai vai!!!

    Em relação à me envolver com petroleo, não tenho nada a declarar além do que jà foi escrito sob a invisivel mordaça acadêmica.

    ResponderExcluir
  3. Calma, doutora, calma que o Brasil também é nosso...

    ResponderExcluir
  4. E a trilha sonora era do Gonzagão? hehehehehe, que incrível. Valeu mesmo a dica, Denise!

    ResponderExcluir
  5. A Petrobrás agora é alvo de dezenas de notícias de corrupção. Grandes negócios, muitos cargos de confiança e (In) gerência política são a receita infalível de escândalos.

    ResponderExcluir
  6. Em dezembro de 2014, o mais novo "escândalo do Petróleo" já é considerado a maior fraude econômica contra uma empresa brasileira, com graves repercussões políticas. Novamente, aproveito para dizer que existe um padrão , uma regularidade no proceder nesses escândalos de corrupção e eles vão continuar existindo e surpreendendo todo mundo por causa dessa deficiência memorial sistemática. É sempre a mesma história.

    ResponderExcluir
  7. E sempre os (quase) mesmos personagens. Confira-se a "lista da Lava Jato" , também conhecida como "lista de Janot": http://especiais.g1.globo.com/politica/operacao-lava-jato/lista-do-janot/

    ResponderExcluir