O brasileiro não tem memória.

Neste blog desmascaramos esta mentira.









sexta-feira, 26 de julho de 2013

Direito à memória dos mortos: o misterioso visitante da tumba de Edgar Allan Poe

Ontem conversava com a minha irmã sobre Edgar Allan Poe, um autor de nossa preferência há muitos anos.  Discutíamos sobre suas obras e biografia, e lembramos do dia em que fomos visitar a sua casa e tumba na cidade de Baltimore, no Estado de Maryland.

Ela, então, contou uma história que parecia saída dos livros dele: todo ano, há muito tempo, um misterioso visitante visita o túmulo no dia do aniversário de sua morte, deixando três rosas e uma garrafa de conhaque inacabada.

A curiosidade das pessoas, que teimam em descobrir o mistério, acabou se transformando em uma tocaia anual (http://lifestyle.inquirer.net/85985/poe-visitor-comes-nevermore-yet-mystery-lingers).  Dezenas de pessoas vão à noite ao cemitério e aguardam, em suspense, se o visitante aparecerá ou não, e tentam descobrir quem é o fantasmagórico personagem.

Não é interessante?  Parece um conto de Poe, com suspense e um pé no além-túmulo.

O fato é que há uns quatro anos o visitante deixou de aparecer.  Alguns dizem que é pelo medo de ser reconhecido e importunado, outros dizem que ele (ou ela) morreu, mas isso não nos impede de ficar esperando o próximo aniversário de morte do escritor para prestar a nossa homenagem e, quem sabe, rever o visitante misterioso.


3 comentários:

  1. Por sinal, o aniversário de morte foi no dia 07 de outubro.

    ResponderExcluir
  2. 07 de outubro de 2015, 166 anos do falecimento de Edgar Allan Poe. Será que o visitante misterioso virá neste que pode ser o dia do fim do mundo, segundo as últimas profecias?

    ResponderExcluir
  3. 07 de outubro de 2015, 167 anos do falecimento de Edgar Allan Poe, e aguardamos o visitante misterioso. Espero que apareça este ano.

    ResponderExcluir