O brasileiro não tem memória.

Neste blog desmascaramos esta mentira.









domingo, 14 de julho de 2013

População agindo na defesa de bens religiosos em Minas Gerais

A apropriação pela população é a condição sine qua non para que um bem cultural seja considerado "patrimônio".  E uma das maneiras mais visíveis dessa apropriação é o desejo de defender e ter junto a si o bem cultural.

Um exemplo interessante ocorre em Minas Gerais: http://defender.org.br/2013/07/13/fe-move-o-resgate-de-joias-sacras-em-minas/. O número de denúncias vem crescendo nos últimos tempos e, infelizmente, também o número de roubos.

Nesse ponto, duas observações devem ser feitas:  a primeira é que a política de preservação não abrange todos os bens, mas só aqueles valorados e tutelados pelo Estado.  Então, existe todo um universo de bens culturais que não chegam a integrar as políticas públicas de proteção, preservação e promoção.

Em segundo lugar,  mesmo em relação aos bens que são efetivamente tutelados, o Estado não consegue (e jamais conseguirá) evitar a ação de criminosos.  Quando pensamos especificamente no crime de roubo, não podemos esquecer que os bens culturais móveis  são extremamente valiosos e possuem um mercado incessante e ávido.

Além disso, e infelizmente, o roubo de bens culturais é um crime cercado de glamour.  Os ladrões de obras de arte são personagens idealizados por filmes e peças teatrais, sempre muito elegantes e sofisticados, cheios de aparatos tecnológicos, e são contratados por pessoas ricas que frequentemente roubam bens para o seu próprio deleite.  Às vezes as peças ficam escondidas durante anos, e só aparecem eventualmente na época de um inventário.

Tudo isso dificulta o combate ao crime, sem contar com o fato de que o Brasil está realizando o inventário de conhecimento dos bens culturais, mas ainda não foi concluído.  O governo brasileiro tem uma ação permanente de identificação e resgate de bens ilicitamente transferidos, veja a campanha institucional:

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=2jMu-f57kho

Para acessar o banco de bens procurados: http://portal.iphan.gov.br/consultaPublicaBCP/index.jsf


Um comentário:

  1. E falando em roubo de obras de arte: http://exame.abril.com.br/mundo/noticias/em-acao-rapida-dez-obras-sao-levadas-de-museu-em-bruxelas.

    ResponderExcluir