O brasileiro não tem memória.

Neste blog desmascaramos esta mentira.









terça-feira, 9 de dezembro de 2014

O verão da lata - Documentário

No verão de 1987, ocorreu mais um desses fatos inverossímeis que só fazem sentido no Brasil, e que mais parece piada ou estória para boi dormir.

Um barco chamado "Solana Star", carregado com 22 toneladas de maconha enlatadas a vácuo, jogou sua carga ao mar, na costa brasileira.  As latas viajaram e foram espalhadas pelo litoral do Sudeste, e foram recolhidas e consumidas durante esse verão que parece ter marcado a memória dos personagens.

Acabei de assistir ao documentário "Verão da Lata"(https://www.youtube.com/watch?v=3Bx8-5UJUgY) e fiquei muito intrigada pelas diferentes memórias que o fato parece ter gerado.

Para a Polícia Federal, conforme se pode ver pelos depoimentos dos agentes públicos, aparentemente o episódio é encarado como uma espécie de fracasso, ao meu ver, injustificadamente.  Ao receber uma denúncia do DEA americano, a Polícia Federal tentou interceptar sem sucesso a embarcação carregada da entorpecentes, o que aparentemente motivou a tripulação a jogar a carga ao mar.

A ação da polícia resultou na distribuição gratuita de milhares de latas cheias de entorpecentes, prensados à vácuo, à população do Rio de Janeiro e São Paulo.  Portanto, o resultado indireto da ação policial foi a promoção e não a repressão ao uso de entorpecentes.

Já para os EUA representou um episódio de sucesso, uma vez que com a denúncia evitou-se que o barco e sua carga chegassem em Miami,  muitos traficantes foram presos em razão do caso.

Alguns depoimentos individuais no documentário mostram que, do ponto de vista da memória individual dos cidadãos, o fato foi ora percebido como um presente, um milagre, uma festa, algo inesperado e bom que marcou um determinado grupo e época.

Marcou tanto que uma gíria utilizada por esse grupo chegou a integrar a nossa memória coletiva.  A expressão "da lata" passou a ser sinônimo de "muito bom, de boa qualidade".  Por exemplo, "esse livro é da lata" = esse livro é bom.  Nunca utilizei a expressão, mas já ouvi e agora sei de onde veio.

No Português do Brasil há outra expressão envolvendo latas.  "Na lata" significa ser preciso ou direto. Por exemplo:  "disse na lata" = disse diretamente.  Acertou na lata= acertou em cheio = acertou na mosca.  Não acredito que essa expressão tenha a mesma origem, parece resultar mais de práticas de tiro ao alvo.

Fim da história:  o barco "Solana Star" foi apreendido, vendido em um leilão para tornar-se barco pesqueiro (conta-se que foi o primeiro bem apreendido em razão do tráfico de drogas), trocou de nome para Tunamar, e afundou na primeira viagem.

2 comentários:

  1. Na visão do meu irmão, que reputo ser bem verossímil, esse episódio criou uma espécie de cargo cult.

    ResponderExcluir
  2. Agora apareceu dinheiro boiando: https://br.noticias.yahoo.com/quantia-alta-de-dinheiro-aparece-boiando-em-praia-121219928.html

    As misteriosas águas do Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir