O brasileiro não tem memória.

Neste blog desmascaramos esta mentira.









segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Direito à memória coletiva - canções inéditas censuradas na Ditadura (1961-1988)

A censura afeta profundamente a memória coletiva porque impede ou dificulta a formação de registros, comprometendo o acervo cultural de um povo, como já comentamos no post http://direitoamemoria.blogspot.com.br/2012/09/censura-memoria-coletiva-e-direito.html.

Além disso, a própria censura passa a integrar  a nossa memória, legitimando um comportamento estatal que viola a liberdade de criação e expressão, deformando a nossa maneira de ser e viver.  Eu tenho lembranças da censura na Ditadura militar que até hoje são marcantes: http://direitoamemoria.blogspot.com.br/2012/09/ainda-censura.html.

Hoje me deparei com uma notícia maravilhosa de que muitas canções que foram rejeitadas pela Ditadura foram localizadas e serão publicadas: http://oglobo.globo.com/cultura/musica/digitalizacao-de-documentos-da-ditadura-revela-cancoes-ineditas-17747347.

Boa notícia para a liberdade de criação e expressão dos artistas censurados, mas também para nós que teremos a oportunidade de conhecê-las.

Boa notícia também para a nossa memória coletiva e democracia em construção, para aprendermos os motivos (ou a falta deles) e mecanismos que levam o Estado a criminalizar a opinião dos cidadãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário