O brasileiro não tem memória.

Neste blog desmascaramos esta mentira.









sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Nomes de logradouros públicos: alterar ou não alterar, eis a questão.

O Brasil vive um momento de desconstrução do legado ditatorial, e um dos efeitos mais visíveis desse processo é a desmonumentalização dos marcos do período que consagravam determinada versão histórica.

Dentre essas iniciativas, a substituição de nomes de ruas e prédios públicos que homenageiam personagens agora ingratos, e talvez infames, vem ganhando ares de tendência.  Observem:

http://www.dm.com.br/cidades/centro-oeste/2015/02/comissao-da-verdade-quer-apagaros-vestigios-da-ditadura-em-goias.html

http://m.folha.uol.com.br/cotidiano/2015/08/1668186-haddad-quer-mudar-nome-de-vias-que-homenageiam-a-ditadura-veja-lista.shtml?mobile.  O projeto da Prefeitura de São Paulo que pretende a substituição dos nomes das ruas chama-se "Ruas da Memória".

Em alguns Estados, como a Ucrânia e a Lituânia, a desconstrução do legado é um ato político que possui diretrizes e contornos legais, podendo ser citados respectivamente a substituição de monumentos soviéticos (Lenin virou Darth Vader http://direitoamemoria.blogspot.com.br/2015/10/monumento-darth-vader.html), ou simplesmente o seu recolhimento a local específico (http://www.grutoparkas.lt/).

Enfim, sabemos o por que da demanda da substituição.  A questão é saber o como e o quando, pois corremos o risco de esquecer esses personagens e sua relevância para a história do Brasil, como já discutimos aqui no blog anteriormente (http://direitoamemoria.blogspot.com.br/2014/08/versoes-aversoes-e-monumentos.html).

Mas se vamos discutir e questionar, sejamos radicais (no bom sentido, de chegar à raiz das coisas).  Por que não questionar as homenagens a Lampião, Getúlio Vargas, ruas, praças, heróis, lembranças.
Por que não discutir critérios?

Por que não pensar em criar monumentos ou homenagear pessoas cuja biografia comunica valores democráticos?  Quem, como, por que?

2 comentários:

  1. Tendência também em outros lugares: http://www.npr.org/sections/thetwo-way/2015/06/23/416785789/at-long-last-small-spanish-town-changes-kill-the-jews-name

    ResponderExcluir
  2. https://br.noticias.yahoo.com/avenida-e-ponte-voltam-homenagear-170100861.html

    ResponderExcluir