O Brasil vive um momento de desconstrução do legado ditatorial, e um dos efeitos mais visíveis desse processo é a desmonumentalização dos marcos do período que consagravam determinada versão histórica.
Dentre essas iniciativas, a substituição de nomes de ruas e prédios públicos que homenageiam personagens agora ingratos, e talvez infames, vem ganhando ares de tendência. Observem:
http://www.dm.com.br/cidades/centro-oeste/2015/02/comissao-da-verdade-quer-apagaros-vestigios-da-ditadura-em-goias.html
http://m.folha.uol.com.br/cotidiano/2015/08/1668186-haddad-quer-mudar-nome-de-vias-que-homenageiam-a-ditadura-veja-lista.shtml?mobile. O projeto da Prefeitura de São Paulo que pretende a substituição dos nomes das ruas chama-se "Ruas da Memória".
Em alguns Estados, como a Ucrânia e a Lituânia, a desconstrução do legado é um ato político que possui diretrizes e contornos legais, podendo ser citados respectivamente a substituição de monumentos soviéticos (Lenin virou Darth Vader http://direitoamemoria.blogspot.com.br/2015/10/monumento-darth-vader.html), ou simplesmente o seu recolhimento a local específico (http://www.grutoparkas.lt/).
Enfim, sabemos o por que da demanda da substituição. A questão é saber o como e o quando, pois corremos o risco de esquecer esses personagens e sua relevância para a história do Brasil, como já discutimos aqui no blog anteriormente (http://direitoamemoria.blogspot.com.br/2014/08/versoes-aversoes-e-monumentos.html).
Mas se vamos discutir e questionar, sejamos radicais (no bom sentido, de chegar à raiz das coisas). Por que não questionar as homenagens a Lampião, Getúlio Vargas, ruas, praças, heróis, lembranças.
Por que não discutir critérios?
Por que não pensar em criar monumentos ou homenagear pessoas cuja biografia comunica valores democráticos? Quem, como, por que?
Tendência também em outros lugares: http://www.npr.org/sections/thetwo-way/2015/06/23/416785789/at-long-last-small-spanish-town-changes-kill-the-jews-name
ResponderExcluirhttps://br.noticias.yahoo.com/avenida-e-ponte-voltam-homenagear-170100861.html
ResponderExcluir