O brasileiro não tem memória.

Neste blog desmascaramos esta mentira.









quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

Centenário da Trégua de Natal de 1914 - Primeira Guerra Mundial

Natal, tempo de confraternizar. Até com os inimigos?

Conta-se que em 25 de dezembro de 1914 houve um armistício não oficial, uma confraternização entre soldados inimigos que lutavam na Primeira Guerra Mundial.

Essa suspensão de hostilidades ocorreu em diversos lugares, e provocou distintas reações.  Em geral, os Comandantes ficaram indignados com a atitude dos soldados, sendo alguns deles considerados traidores.

Dra. Denise nos informou no post http://direitoamemoria.blogspot.com.br/2010/11/o-direito-memoria-dos-mortos.html que os familiares dos soldados considerados traidores ingressaram com ações judiciais visando à sua reabilitação, o que provocou um debate público sobre a percepção desses eventos históricos, e talvez a sua ressignificação.

Uma rememoração desse tipo de armistício foi o jogo realizado entre Inglaterra e Alemanha no dia 17/12/2014, na cidade de Aldershot. Nesse caso, a trégua veio sob a forma de um jogo de futebol (http://www.theguardian.com/world/2014/dec/18/first-world-war-truce-football-match-replayed-centenary), o que nos mostra que os tempos realmente eram outros.

Então, com essa lembrança, gostaria de desejar a todos um Natal com muita paz e alegria.

Feliz Natal!

Um comentário: