O brasileiro não tem memória.

Neste blog desmascaramos esta mentira.









quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Lembrar Maurice Halbwachs

Maurice Halbwachs foi um sociólogo e filósofo francês, autor de uma obra obrigatória para quem estuda a memória: o livro "La mémoire collective", alçado ao status de "clássico" é, sim, leitura obrigatória.

Analisei essa bibliografia para a minha tese de Doutorado, e Maurice Halbwachs consta de minhas referências. A minha relação com os autores consultados sempre foi de gratidão, pelas idéias que me ajudaram a desenvolver com suas reflexões; de cumplicidade, porque afinal um trabalho com mais de três autores quase configura formação de quadrilha; e às vezes até de saudade.

Com Maurice Halbwachs a minha sensação é de pesar. Li o livro, achei importante, citei. Depois fui conhecer um pouco da biografia do autor, e aí fiquei totalmente arrasada: ele morreu em maio de 1945, no campo de concentração de Buchenwald.

Quase no fim da guerra...Menos de um mês depois a 2ª Guerra acabou. Acho que essa sensação de que poderia ser diferente, de desejar que o final da estória fosse outro, também contribui para aumentar a tristeza quando leio os seus textos.

Infelizmente o passado é irreversível, e Maurice Halbwachs passou à memória coletiva também como uma vítima do Nazismo.

2 comentários:

  1. Esse cabra ai entrou na biblio daquele projeto, num foi?

    Então, eu ia te dizer q esta semana recebi a lista dos projetos aprovados pelo Conselho cientifico, e o nosso não entrou.

    Procurei a justificativa, mas é preciso esperar a transcrição dos debates, o que deve levar meses, porque a secretaria parecia dizer que tinha mais o que fazer.

    Petulante! (acrescentar na lista dos xingamentos)

    ResponderExcluir
  2. Que pena....Fica para a próxima.Deve ter sido algum problema documental, pra variar.

    ResponderExcluir