O brasileiro não tem memória.

Neste blog desmascaramos esta mentira.









segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Carnaval 2012

Oficialmente, o carnaval no Brasil iniciará no próximo sábado, dia 18/02/2012, mas como ninguém dá a mínima para o que é oficial nesse período, na verdade já estamos vivendo o clima de carnaval.
Para falar mais a verdade ainda, aqui na minha cidade já temos carnaval desde setembro do ano passado. Em alguns lugares, as prévias são mais animadas que o carnaval em si, motivo pelo qual já há aquela estranha eletricidade no ar.
Existem algumas tradições envolvidas no carnaval que só quem participa sabe:
1) O ritual de preparar a roupa do carnaval, que pode ser uma fantasia ou peças descartáveis. Às vezes eu pulava ou brincava carnaval fantasiada, mas nos últimos tempos antes de me aposentar passei a comprar uma roupa específica, que na quarta-feira de cinzas acabava no lixo (inclusive o sapato).
"Roupa especial" pode ter diversos significados: até se cobrir todo de suco de manga e passar o carnaval todo pegajoso.
2) Pegar uma gripe. Não sei por que mas o carnaval sempre ocorre em época propícia às gripes. A tradição é colocar um nome na gripe, geralmente de mulher ou de um personagem que provocou algum estrago grande.
3) Não existe uma gastronomia específica para o carnaval, a menos que você considere beber álcool uma forma de alimentação.
As pessoas se preocupam muito com o tipo de bebida que vão levar para a folia, e gastam um tempão preparando "batidas" (álcool com frutas e outras coisas). Já tomei batida de maracujá, canela, amendoim, abacaxi...Com limão não é batida, é caipirinha.
4) Abandonar qualquer tipo de questão ou dúvida sobre o contato físico humano. Durante o carnaval é inevitável você se esfregar na maior quantidade possível de pessoas desconhecidas.
É claro que a intensidade do contato vai variar de acordo com o modelo de carnaval: no carnaval das escolas de samba (onde os espectadores ficam na arquibancada), pode ser mínimo; no carnaval dos cordões de isolamento há esfregação por classes (os que estão dentro do cordão e os que estão fora, na pipoca); e no carnaval de rua, onde todos se fantasiam de sardinhas em lata.
Hoje sou aposentada da folia, mas exerci o meu dever cívico de pular carnaval durante vários anos. Aqui nós aprendemos desde crianças a esperar pelo carnaval e, particularmente, acho que essa manifestação cultural demonstra a insofismável capacidade de planejamento do povo brasileiro.
Foi libertador quando entendi que não precisava mais pular carnaval, pois já havia moldado a minha identidade cultural e estava devidamente inserida na sociedade brasileira.

10 comentários:

  1. Quantos carnavais são necessarios em geral para a moldar a "identidade cultural"?

    Ver pela tv conta?

    Participação em baile de carnaval chamado "matinée" conta?

    Dormir na escadaria da igreja e não ver o bloco passar conta?

    E uma vez esse carater carnavalesco formado, é mesmo possivel se "aposentar" dele?

    Sei não, doutora, tem falàcia ai...

    ResponderExcluir
  2. Falácia nada, eu tô ficando velha mesmo.

    Cheguei em um ponto da vida em que o barulho incomoda, aglomeração incomoda, gosto de usar banheiros limpos, tomar água quando tenho sede.

    Ou seja, não tenho mais perfil para pular carnaval, embora admire a manifestação.

    Sabe qual é o termômetro para saber se você já moldou sua identidade cultural? Ontem ouvi umas músicas de carnaval e fiquei assanhada, pensei em largar todos os meus princípios e reservas e cair na folia de novo. Lembrei dos antigos carnavais, dos quais só tenho relâmpagos de memória...

    Mexeu comigo. Então, a minha identidade carnavalesca já foi moldada e continua ativa, embora aposentada.

    ResponderExcluir
  3. Matinê, hehehehe...Bons tempos

    Eu ia a uma matinê de clube e cantava musiquinhas de carnalzinho fantasiadinha.

    ResponderExcluir
  4. Como assim "não tem mais perfil pra pular carnaval"??

    Talvez você tenha apenas que mudar o endereço do teu carnaval.

    Vê isso:

    http://www.venice-carnival-italy.com/#&slider1=1

    http://www.nicecarnaval.com/en/carnaval/programme-tarifs.php

    E ai, bora?

    ResponderExcluir
  5. Bora muito. Deve ser muito bonito o carnaval em Veneza, mas eu não tenho roupa para ir.

    A gente podia ir para lá e ficar narrando o carnaval como se fosse um jogo de futebol, que tal?

    ResponderExcluir
  6. O carnaval 2014 será em março, mas por aqui já começou. Essa frenética atmosfera que não nos abandona. Esse ano eu não vou nem olhar.

    ResponderExcluir
  7. Droga. Nesse exato momento tem uma bandinha tocando músicas de carnaval bem embaixo da minha janela.

    Se você, de alguma maneira, acha isso bonito e poético, tente passar dez minutos ouvindo alguém tocar instrumentos de metal desafinados.

    ResponderExcluir
  8. Ai, ai, ai. É hoje! Sábado de Zé Pereira, e daqui a pouco sai o Galo da Madrugada. O Galo não consegue sair no raiar do dia, como era de se esperar de um galo decente, e deve começar a desfilar lá pelas 10 h.

    ResponderExcluir
  9. Ai, ai, ai. É hoje! Sábado de Zé Pereira. Decidi não ir e nem ver, porém estou sofrendo.

    ResponderExcluir