O brasileiro não tem memória.

Neste blog desmascaramos esta mentira.









segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Souvenir (10): Pirenópolis

Pirenópolis é uma linda cidade no Estado de Goiás, e por isso mesmo compartilha aquela tradição de beleza do Cerrado, local em que passei mini-férias em janeiro.

Trouxe um souvenir para ficar lembrando de lá:




Essa é uma representação de um "Mascarado", um dos personagens da peculiar e complexa "Festa do Divino Espírito Santo", patrimônio nacional registrado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Esse personagem utiliza-se da máscara como garantia da liberdade de expressão,através do anonimato. Os mascarados fazem crítica social e política, mas também gostam de fazer brincadeiras em geral.

Até o momento, e simplificando com grande possibilidade de erro, eis o que entendi da Festa do Divino Espiríto Santo de Pirenópolis, em especial da Cavalhada: é uma encenação de uma cruzada medieval entre cristãos e mouros, cujo enfrentamento ocorre através de uma Justa entre cavaleiros. Existe um imperador eleito (cúmulo da democracia), escolhido entre os habitantes da cidade e responsável pela distribuição de benesses durante determinado período, e todos esses personagens (cavaleiros, imperador, rei) convivem com os mascarados, que bebem e têm liberdade para brincar.

Acredito que só vou entender realmente essa manifestação no dia em que vivenciá-la, então até lá vou continuar relembrando o que aprendi (através do relato dos moradores).

Nenhum comentário:

Postar um comentário