O brasileiro não tem memória.

Neste blog desmascaramos esta mentira.









domingo, 19 de junho de 2011

ENCONTRO NACIONAL DE BLOGUEIROS PROGRESSISTAS

Este post é apenas para marcar essa iniciativa com o intuito da lembrar depois.

Na semana que passou aconteceu em Brasília a segunda versão do Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas, que tem como finalidade discutir a democratização dos meios de comunicação no Brasil.

Acredito que toda iniciativa para democratizar a comunicação é válida e contribui para efetivar os direitos à liberdade de pensamento, de comunicação e de expressão.

Pessoalmente, acho que os blogs ajudam, sim, a democratizar a informação. Vejam o meu caso, por exemplo: não sei o que é um blog (Denise jura que isso aqui é um fórum, mas também não sei o que é), não sei organizá-lo e, o entanto, "si muove", como diria o célebre Galileu Galilei.

Acho que os blogs são ótimas maneiras de expressar a liberdade de opinião e pensamento, com a enorme responsabilidade que isso traz. No meu caso, em particular, é também uma ótima maneira de me comunicar com pessoas que têm os mesmos interesses que eu.

4 comentários:

  1. Blog é o "meu caro diàrio intimo" na versão aberta pra todo mundo. Clica ai em cima em "o proximo blog" depois do teu, e tu vai ver uma mulher que começou a fazer o diario do regime dela para perder 20kg. Pronto, eis um exemplo de blog, uma estorinha da vidinha pessoal contada gota-a-gota. Geralmente os blogs tem um calendario aqui do lado. Bem bonitinho.

    Quando você propõe temas e abre um espaço para discuti-los com outras pessoas, coordenando os rumos dessa discussão, você està fazendo um forum (de discussão). Coisa de cabamacho. Dai a necessidade de as pessoas interessadas poderem aceder à categorias e topicos de debate, não importando o momento em que elas chegam até o forum. Ou seja, tudo deveria estar visivel a todo momento, os assuntos não devem "ficar velhos" em paginas passadas, que obriga o leitor a clicar uma centena de vezes no backspace.

    Além disso, os assuntos são colocados automaticamente em evidência na primeira interface, a cada vez que alguém posta um comentario. Assim, um leitor que volta, jà vai direto saber o que tem de novo - entre teus posts e os comentarios de outros leitores-, desde a sua ultima visita.

    Sacou ou vou ter que desenhar?

    ResponderExcluir
  2. Aproveitando o ensejo: você acha que as pessoas realmente se interessariam em um meu querido diário?

    Sei que vivemos a época dos realities shows,que têm pouco de realidade na verdade porque são escolhidos sujeitos de exceção para participarem, mas não vejo como poderia ser interessante saber o que eu faço todo dia.

    Veja: é muito melhor discutir sobre um assunto interessante, como o direito à memória, por exemplo.

    E nesse blog, antiguidade é posto. Os posts não ficam velhos: eles ganham legitimidade com as críticas, comentários e com o tempo passado.

    Já entendi a diferença, vou procurar um fórum para me aboletar também.

    Obrigadinha!

    ResponderExcluir
  3. As pessoas se interessam sim por ler o diario dos outros. Qto mais idiota, mais leitor, e é por isso que existem muitos serviços gratuitos para se criar um blog. E é a propaganda que se aboleta nele que paga o serviço. Sem contar o aboletamento dos "motores scrappers" e os "snifs" que cruzam dados nas tuas costas. Não seja uma ingênua virtual.

    Agora em relação ao "ficar velho", eu quis dizer no sentido de um topico ou discussão recente que vai aparecer na interface inicial.

    Veja este exemplo aqui. Eu escrevi uma coisa ontem. Dai que eu tenho que vir hoje procurar saber se você respondeu ou não. Se tivessem passados varios dias, eu jà não ia mas lembrar onde postei meu comentario. Como você quer engajar uma boa discusão se não se dà seguimento aos comentarios? Ou se é dificil encontra-los mais tarde.

    Se fosse um forum, o topico seria automaticamente mandado pra cima e ficaria piscando com novas mensagem desde a minha ultima visita; além de poder me enviar por email, a info que meu comentario foi respondido por alguém.

    Como eu faço, por exemplo, pra continuar comentando aquele caso das revoluções nos paises arabes?? Eh assunto ainda de atualidade. Então tenho que lembrar em que mês tu postou, ir clicando até chegar...

    Além de dificil acesso, isso vai gerar dados estatisticos erroneos porque vai contar como se alguém tivesse visitando todos os outros posts até encontrar o que queria. Quando na verdade não é isso. Vai contar como um visitante que voltou, sem que isso signifique que ele voltou e releu os posts.

    Outra coisa, veja se tu tem como associar tua conta do Facebook no blog. Assim, o proprio FB faz por vc o trabalho de divulgação, e os motores de pesquisa americanos aos quais ele està ligado, vão repertoriar teu blog, atraindo leitores diversos para além da tua lista de amigos.

    Enfim, não vou cansar minha beleza explicando esses negocios em post de blog q eu num sou corno. Um dia sento contigo pra mostrar exemplos praticos. Tu vai ver que é facil e é logico.

    E se é logico, tu vai entender.

    ResponderExcluir
  4. O último encontro aconteceu em maio 2016: http://blogprog.com.br/. Como tudo que ocorre hoje em dia no Brasil, cercado das brumas confusas da polêmica política.

    ResponderExcluir