O brasileiro não tem memória.

Neste blog desmascaramos esta mentira.









quinta-feira, 4 de agosto de 2011

MARCHA PELO ESTADO LAICO

Esse post é para divulgar e apoiar essa iniciativa.

A separação entre o Estado e a Igreja é uma garantia dos cidadãos, fundamental para a liberdade de crença e de expressão.

O Estado brasileiro é um Estado laico, no qual cada cidadão tem o direito de exercer o seu direito à liberdade religiosa, dentro de um padrão de observância das leis nacionais.

A confusão entre o âmbito religioso e político é extremamente perniciosa porque permite a ingerência de interesses (muitas vezes privados) estranhos à esfera pública.

Além disso, essa é uma das poucas manifestações que vi no Brasil de caráter pós-material ou principiológico. Aqui geralmente as pessoas, quando raramente se mobilizam, o fazem por interesses mais imediatos, como aumentos salariais.

Nunca vi uma marcha em favor da Educação desvinculada de salário de professores. Nunca vi uma marcha em favor da melhoria do sistema de saúde desvinculada do salário dos profissionais respectivos.

Seria muito saudável para a democracia brasileira que a população começasse a manifestar as suas necessidades materiais e pós-materiais, porque isso reforça a coesão e a identidade nacionais (se realizada de maneira ordenada) e serve de indicativo para os governantes do que efetivamente deve ser feito.

Informações sobre a marcha pelo Estado Laico: http://marchaestadolaico.wordpress.com

Calendário das marchas: http://marchaestadolaico.wordpress.com/2011/08/02/calendario-das-marchas-pelo-estado-laico-no-brasil/

6 comentários:

  1. E tu mesma, vais a alguma?

    Em 2013 o JMJ vai ser no Brasil.

    Achas que conseguiremos reunir a marcha pelo Estado laico como fizeram esta semana os espanhois?

    ResponderExcluir
  2. O que é um JMJ?

    Se tiver um trio elétrico a gente consegue reunir as pessoas para lutarem a favor (ou contra)qualquer coisa.

    ResponderExcluir
  3. A marcha pelo Estado Laico foi realizada no dia 21/08 em algumas capitais no Brasil. Apesar do pouco número de participantes nesse primeiro evento, tenho certeza que nas próximas edições haverá um comparecimento maior.

    Apoiamos a idéia e a iniciativa. Vamos cumprir a Constituição: a religião é uma das liberdades fundamentais do ser humano, e não deve vincular decisões governamentais.

    ResponderExcluir
  4. Ah...esse post precisa ser atualizado. Foi escrito em agosto de 2011, e realmente eu nunca havia visto ou presenciado uma manifestação por necessidades materiais e pós-materiais. Tudo mudou em junho de 2013, com as manifestações pela efetividade de direitos fundamentais, tal como as interpreto.

    ResponderExcluir
  5. Padre Marcelo Rossi, defendendo o Estado Laico. Vale a pena transcrever:
    ""Nunca vote em nenhuma pessoa religiosa". Ainda segundo o religioso, a Igreja Católica viveu isso, a união de Estado, política e religião. Foi a pior fase. Pode ver que a Igreja Católica é a única que não tem candidato. Ela pode até dizer que gosta, mas nunca indica. Eu tenho medo. A pior coisa é fanático. Fuja dessas pessoas, que são as mais perigosas e as que se corrompem mais facilmente, afirmou"
    http://www.diarioonline.com.br/entretenimento/fama/noticia-305967-padre-faz-apelo-%5Cnunca-vote-em-um-religioso%5C.html

    ResponderExcluir
  6. "Estado Laico", essa seria a grande novidade no Brasil, considerando as notícias da última semana.

    ResponderExcluir