O brasileiro não tem memória.

Neste blog desmascaramos esta mentira.









domingo, 7 de agosto de 2011

Souvenir (1): Farol de Floripa

Hoje iniciamos mais uma série do blog: "souvenir".

Não sei porque aqui no Brasil utilizamos a palavra em francês, já que há um equivalente em português (lembrança). Mas ela já foi incorporada à nossa língua, e segundo Dicionário de Aurélio Buarque de Holanda Ferreira:

"suvenir [s.m]. Objeto característico de um lugar, vendido como lembrança a viajantes, especialmente a turistas" (p. 1911).

Não gostei muito do jeito aportuguesado, então vou manter no original, sem contar que a palavra suvenir está na mesma coluna ( no dicionário) da palavra swing, portanto andando com más companhias, o que não é nada bom para a sua imagem.

Eu gosto de viajar e coleciono as memórias dos lugares em que passei (cf. posts "Boas lembranças"), mas agora vou refletir sobre os objetos memoriais que recolhi nas minhas viagens.

Para começar, um farol em Florianópolis, que me lembra a praia de Naufragados, a trilha linda de que falei no post "Boas lembranças, Florianópolis (http://direitoamemoria.blogspot.com/2011/05/boas-lembrancasflorianopolis.html), o namorado que agora é meu marido e o melhor camarão que eu já comi na vida, fresquíssimo e salgado com água do mar:





Olha o Farol longínquo traduzido em um souvenir:

Nenhum comentário:

Postar um comentário