O brasileiro não tem memória.

Neste blog desmascaramos esta mentira.









quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Lugar inesquecível: o quintal do meu irmão

Houve um tempo em que as casas possuíam quintais, e as pessoas plantavam árvores frutíferas, plantas medicinais, flores. Esses quintais mágicos contribuíam para a arborização da cidade, para a economia local: eu mesma já comprei frutas características de quintais (goiaba, tamarindo), ou de cemitérios, que também podem ser considerados os quintais da eternidade.


Todo mundo sabe que o jambo de cemitério é maior, mais vermelho e doce...



Tudo isso para lamentar a perda dos quintais da nossa cidade, e também para dizer que eu ainda posso frequentar um quintal. É meio diferente, tem saci, onça, quetzacoatl (serpente emplumada ou pássaro serpente), e por isso se torna inesquecível:








Tem jacaré:







Tem onça perigosa...




Ainda bem que o Saci está de olho nela!

2 comentários:

  1. Quintal não é a mesma coisa que jardim, concorda? Pois é, então procura traduções pra palavra "quintal". Num tem!

    Gostei dessa tua observação sobre àrvores frutiferas em quintal. Tb é minha impressão. Pra ser quintal, tem q ter àrvores de frutas q não se encontra em produção de massa: goiaba vermelha, jaca, mangaba, ingà, graviola.

    Coisas assim, mei de vó...

    ResponderExcluir
  2. Denise,

    Os quintais, para mim, são muito diferentes de jardins porque eles possuem uma faceta utilitária. É no quintal que se estende a roupa no varal, criam-se pequenos animais, são plantadas fruteiras e plantas medicinais para o uso doméstico.

    Quintal não é pomar nem horta. Não há uma vontade explícita de produção de massa, como você falou. É mais uma questão de variedade e, acho até, de sorte ter diferentes espécies de árvores frutíferas.

    Acho também que os quintais não têm apelo pelo valor estético "beleza". Não há uma intenção de fazê-los belos, e eles são belos exatamente por isso.

    Existem frutas típicas de quintal: goiaba vermelha (como você bem lembrou), jambo rosa, araçá, pitanguinhas.

    Uma vez eu conheci um quintal maravilhoso, que tinha até pereira, pés de uva e mirtilo, mas quando penso nele até penso que foi sonho.

    Quintal também tem que ter uma mesa bamba de um pé, para as galinhas passarem por debaixo.

    ResponderExcluir