O brasileiro não tem memória.

Neste blog desmascaramos esta mentira.









sábado, 8 de outubro de 2011

Oktoberfest: errata

Caros senhores,
Caras senhoras,

Farei aqui um breve mea culpa: no post http://direitoamemoria.blogspot.com/2011/10/oktoberfest-e-as-memorias-coletivas.html, explanei que a Oktoberfest poderia ser interpretada como um carnaval germano-descendente, em razão da quantidade de pessoas embriagadas que vagam pelas ruas, ao som de bandas folclóricas, se acabando em cada esquina.



Nada mais errado! Mea culpa, mea maxima culpa: minha lente cultural me fez ser desonesta com a realidade.


Como se pode perceber da notícia nesse link http://www.jornalfloripa.com.br/cidade/index1.php?pg=verjornalfloripa&id=599, os germano- descendentes celebram a pontualidade (?), a organização (?) , o cumprimento das regras (?) e o profissionalismo da festa. Portanto, não tem nada a ver com a minha representação de carnaval (que é exatamente o oposto disso).



Na verdade, também não tem nada a ver com a minha representação de cotidiano, já que o brasileiro é impontual por vários motivos e as festas de rua na minha região são, digamos, menos afeitas à organização macrocósmica.

Vou continuar fazendo o monitoramento da Oktoberfest até conseguir explicar, com as minhas próprias palavras, o que acontece lá. Enquanto isso... deixo uma mostra da trilha sonora da festa para vocês:

http://www.youtube.com/watch?v=uZife-MZ48o&feature=related.

4 comentários:

  1. Essa noticia devia estar na rubrica "memorias faltas". Onde jà se viu carnaval começar na hora? Povo sem noção! Eh carnaval sim, e dai?! So falta dizer que não mijam na rua durante a festa!

    ResponderExcluir
  2. Com aquela quantidade de chopp e cerveja, acho que não dá para evitar.

    Mas a mijada na rua deve ser bem diferente do que acontece no carvanal daqui: tudo dentro da mais perfeita ordem, com respeito aos bons costumes.

    ResponderExcluir
  3. Eu aqui fazendo o "mea culpa" e o pessoal fazendo Oktoberfest em setembro...

    Olha aí: http://br.noticias.yahoo.com/fotos/oktoberfest-come%C3%A7a-em-munique-1348335369-slideshow/oktoberfest-photo-1348335165.html

    É carnaval, sim, e ponto final.

    ResponderExcluir
  4. Eu aqui fazendo o "mea culpa" e o pessoal fazendo Oktoberfest em julho, no Brasil

    ResponderExcluir