O brasileiro não tem memória.

Neste blog desmascaramos esta mentira.









segunda-feira, 31 de outubro de 2011

31 de outubro - Halloween, Raloim, dia do Saci e memória coletiva

No calendário oficial são criados marcos com a finalidade de construir e veicular os símbolos, os valores, as pessoas consideradas como fator de unidade e identidade cultural, e que por isso devem ser co-memoradas.

Nesses dias comemorativos, marcamos um encontro no tempo específico entre as gerações que se sucedem, criando uma ligação entre o passado e o presente. Essa data celebrativa, ou dia memorial, deve ser significativa para a sociedade e deve ter ressonância social.

Em alguns países de origem anglo-saxã, no dia 31 de outubro é comemorado o "Halloween", com provável origem em um festival celta que marcava o fim do verão. O nome cristão desse festival (All Hallows' Eve) foi uma tentativa de combater as práticas pagãs mas, por ironia do destino, acabou por marcá-las mais na memória coletiva.

Em Português essa festa passou a ser chamada de "Dia das Bruxas", como se fosse uma data comemorativa de categoria profissional (Dia do comerciário, dia do dentista), mas com um significado diferente:a véspera do dia de Todos os Santos (31 de outubro) marcava o início de uma vigília que se estendia até o dia seguinte.

Acho que a substituição de símbolos pagãos, a perseguição e demonização de bruxas, e a própria transformação do festival original são bons exemplos de violação do direito à memória coletiva e desprestígio do patrimônio imaterial. Situação semelhante aconteceu com a "noite de Walspurgis", igualmente transformada em festim diabólico pela Igreja Católica.

Recentemente (recentemente mesmo, pois quando eu era criança isso não acontecia), o Halloween começou a ser comemorado também no Brasil. Acredito que isso aconteceu por dois fatores: 1) em razão da pedagogia "feliz" que alguns cursos de idioma inglês utilizam, aproveitando essa manifestação cultural como recurso de aula; 2) porque é uma festa divertida, e os brasileiros estão sempre dispostos a praticar esse esporte.

Hoje o Halloween é comemorado nas escolas de ensino fundamental, com um sentido completamente diferente do que faziam os celtas e os cristãos. Na verdade, quando vejo todas aquelas crianças correndo atrás de doces, só um pensamento me vem à cabeça: Cosme e Damião.
Exatamente por causa de "Cosme e Damião" é tão confortável a idéia de distribuir doces a crianças em comemoração a espíritos. Então, para mim, essa distribuição de doces extemporânea (considerando que a comemoração tradicional ocorre em 27 de setembro), é apenas uma extensão da festa de ibeji.

Ou seja, há um motivo para essa festa ter sido incorporada alegremente no calendário não oficial de comemorações. Não é necessário criar um "Raloim", para comemorar as assombrações brasileiras, criando uma "contra-festa", como forma de resistência ao estrangeirismo desnacionalizante.

31 de outubro é o "dia do Saci" em São Paulo, mas essa comemoração não faz o menor sentido no resto do Brasil ( talvez nem mesmo em São Paulo). Sobre o assunto, confiram o post:http://direitoamemoria.blogspot.com/2011/01/o-dia-do-saci.html.

Nem Halloween, nem Raloim (tradição inventada, puf!), nem dia do Saci. No Brasil, 31 de outubro é dia normal, nada festivo, a menos que você seja comissário de bordo.

16 comentários:

  1. Feliz dia de São Cosme e São Damião! Hoje, dia 27 de setembro de 2013, comecei o dia ganhando pipoca! Oba!

    Quando criança, costumava pedir doces a uma vizinha, que era devota de Cosme e Damião. Ela sabia muito bem, mas não dizia nada, que eu entrava na fila mais de uma vez para ganhar gostosuras.

    ResponderExcluir
  2. Abrasileirando a comemoração, já criaram até uma festa Pré-Halloween. Tem gente comemorando desde ontem. Acredito que o caminho natural é carnavalizar.

    ResponderExcluir
  3. Hoje aprendi uma coisa interessante sobre Ibeji. Em um documentário, vi que no Batuque há uma grande deferência às crianças e às entidades gêmeas conhecidas como Ibeji, não porque elas representam o futuro, mas porque elas são a ligação entre as gerações. A criança bem educada, que recebe as informações da cultura de boa origem, será capaz de portar esse conhecimento, transmiti-lo e, principalmente, manter viva a memória dos falecidos. Os mortos só morrem quando são esquecidos.

    ResponderExcluir
  4. Preparativos para a celebração de São Cosme e São Damião. Alguém sempre me dá doces e pipocas nessa data, então nesse ano resolvi retribuir.

    ResponderExcluir
  5. Não, não comemoramos o "Dia das Bruxas". Não, hoje não é o Dia do Saci.

    ResponderExcluir
  6. Ontem, 31/10, algumas crianças tocaram a campainha daqui de casa pedindo doces. É a primeira vez que isso acontece. Pensei em fazer um discurso contra o Halloween brasileiro, contra o dia do Saci, contra o perigo de falar com estranhos (e eu sou bem estranha), mas vi aqueles olhinhos cheios de esperança e desejo por doces, e resolvi abdicar de ser a bruxa do 71 por apenas aquele dia. Simplesmente disse que não tinha doces porque o Dia das Bruxas não é uma tradição brasileira.

    Quem sabe nas próximas gerações? Voltem daqui a 30 anos.

    ResponderExcluir
  7. Já começou o desfile de celebridades fantasiadas. Raloim nas escolas, raloim para combater Halloween. É demais.

    ResponderExcluir
  8. Olha só, como é o Brasil. Halloween é dia 31/10, certo? Não por aqui. Existe uma pré-festa e, como infelizmente o dia 31 foi uma segunda-feira (dia internacional da depressão), muitas pessoas resolveram comemorar no sábado seguinte. NO SÁ-BA-DO SE-GUIN-TE. Note-se, DEPOIS, do dia de finados. Como? COMO?

    ResponderExcluir
  9. Neste ano, de novo. "Halloween" marcado para dia 02/11.

    ResponderExcluir
  10. Neste ano, o Halloween vai ser dia 03/11. kkkk. Desse jeito vamos acabar juntando com a proclamação da república, festas de fim de ano e carnaval.

    ResponderExcluir
  11. Neste ano, algumas lojas fizeram uma decoração temática de Halloween. Antes só as lojas infantis e de doces faziam, agora percebi uma tímida apropriação por outros segmentos.

    ResponderExcluir
  12. Com exceção dessa tímida manifestação, não percebi nenhuma outra referência.

    ResponderExcluir
  13. Não e não: https://www.youtube.com/watch?v=Kcn1sThrdcQ

    ResponderExcluir
  14. Dia de São Cosme e São Damião, 2020. Comer sobremesa dobrada em memória dos santos.

    ResponderExcluir