O brasileiro não tem memória.

Neste blog desmascaramos esta mentira.









quinta-feira, 26 de maio de 2011

O primeiro autógrafo a gente nunca esquece

O primeiro autógrafo que eu pedi em toda a minha vida foi do Prof. Dr. Lourival Vilanova. Eu comecei a estudar a obra dele para a iniciação científica (um estudo comparativo entre as obras de Vilanova e Kelsen no tema "causalidade jurídica"):




O texto diz: "A Fabiana Dantas, que demonstra inteligência analítica e aguda para os problemas técnico-formais do Direito. Lourival Vilanova. Recife, 21/05/1997."

Demorei muito para criar coragem para falar com ele. Coloquei na cabeça que só poderia encontrá-lo quando tivesse lido e entendido a sua obra, para não fazer perguntas idiotas. Hoje, mais madura, sei que não existem perguntas idiotas para quem quer aprender, e com certeza se tivesse conversando com o professor antes teria evitado muito choro e ranger de dentes.



Não é fácil entender os seus livros. Demorei uns bons dois anos para ler entendendo os seus escritos, e quando encontrei com ele tentei mostrar serviço, falando, falando e falando. Deve ser por isso que ele achou que eu era espertinha... Mas se eu fosse esperta mesmo, teria ouvido mais e falado menos.



Anos depois, já no Mestrado, tive a honra de ser sua aluna na disciplina "Teoria geral do Direito", e evidentemente, pedi o autógrafo dele de novo, no mesmo livro, porém em edição diferente:



O texto diz: "A Fabiana Dantas, com toda a estima. Lourival Vilanova, 31/10/2001."

A estima é recíproca. Guardo boas lembranças do Prof. Dr. Lourival Vilanova, das suas aulas no Mestrado, das estórias sobre ele que contavam (ele nunca fez louvor em boca própria), e principalmente porque tive a oportunidade de conhecer um verdadeiro cavalheiro.

2 comentários:

  1. Lembrando bem, eu tive um disco de vinil autografado pelo Menudo, mas ganhei o disco e o autógrafo sem pedir, então não conta.

    ResponderExcluir
  2. Boas lembranças do Prof. Lourival Vilanova. Estou pensando em retomar os meus estudos nessa área, professor, para lembrar o que eu estudava há vinte anos.

    ResponderExcluir