Este post é para divulgar essa importante iniciativa governamental: o projeto "Memórias Reveladas" tem como objetivo estimular a investigação, a difusão e a discussão sobre o período da ditadura militar o Brasil.
Vale a pena conferir: http://www.memoriasreveladas.arquivonacional.gov.br/
Vejo que, mesmo lentamente, o Brasil está tentando encarar o seu passado. Recentemente vi a notícia de que a Presidenta Dilma Rousseff é favorável à extinção do sigilo perpétuo de documentos públicos, e apóia um projeto de lei em tramitação no Congresso Nacional.
Outro exemplo é o esforço para encontrar os corpos dos desaparecidos políticos na região onde ocorreu a Guerrilha do Araguaia, e no dia 5 de maio de 2011 houve a reformulação do grupo de trabalho instituído, visando à obtenção de melhores resultados.
Sob o lema "para que não se esqueça, para que nunca mais aconteça", o projeto Memórias Reveladas ajuda a tornar pública, a compartilhar a dor das famílias que buscam os seus entes queridos desaparecidos, tornando a busca uma missão para todos nós brasileiros, Estado e sociedade.
Como sugestão, o projeto deveria ser ampliado para abrigar também memória das pessoas assassinadas, com ou sem motivação política, e sem limite temporal. Lembrar e investigar as causas dos homicídios no Brasil talvez nos ajude a buscar melhores soluções de segurança pública, para evitar que tantas pessoas pereçam nessa cultura de genocídio confirmada pelas estatísticas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário