O brasileiro não tem memória.

Neste blog desmascaramos esta mentira.









quarta-feira, 2 de novembro de 2011

2 de Novembro - dia de Finados.

O dia 2 de novembro é uma data memorial dedicada a todos os falecidos.

É dia de visitar a casa dos mortos, limpar túmulos, e honrá-los. Não percebo uma grande diferença na forma de cultuar os mortos entre as diversas religiões praticadas no Brasil: no geral, as pessoas praticam rituais parecidos, colocam flores e fazem rezas.

Para alguns cristãos não católicos sei que há um maior desapego do corpo, então não há uma preocupação em visitá-los fisicamente no cemitério.

Cada um do seu jeito, hoje é dia de lembrar. Viver na memória é a verdadeira imortalidade.

8 comentários:

  1. Dia de lembrar dos falecidos.

    Mas na Bolívia, homenagearam o ex-Presidente Nelson Mandela:http://br.noticias.yahoo.com/minist%C3%A9rio-boliviano-comete-gafe-homenageia-mandela-dia-dos-001013004.html

    ResponderExcluir
  2. Hoje lembrei dos meus entes queridos, falecidos mas sempre vivos na minha memória. Saudades.

    ResponderExcluir
  3. Dia de lembrar dos meus mortos, que continuam vivos na minha memória. Saudades.

    ResponderExcluir
  4. Dia de lembrar dos meus mortos. E pensar nos familiares dos desaparecidos, que não sabem e não têm como prantear.

    ResponderExcluir
  5. Dia de lembrar dos meus mortos. Pensar nos familiares de desaparecidos e das vítimas de homicídio. Tantos motivos para prantear.
    Tantas saudades, queridos.

    ResponderExcluir
  6. Dia de lembrar dos meus mortos. Pensar nos familiares de desaparecidos e das vítimas de homicídio.
    Perder uma pessoa querida é sempre um fato marcante, e guardá-las na memória é uma forma de manter a sua proximidade.
    Atribui-se a Olavo Bilac a frase, verdadeira, de que a "saudade é a presença dos ausentes".
    E todos vocês, meus entes queridos, estão presentes na minha memória.

    ResponderExcluir
  7. Dia de lembrar dos meus mortos. Pensar nos familiares de desaparecidos e das vítimas de homicídio.

    ResponderExcluir
  8. Dia de lembrar dos meus mortos. Pensar nos familiares de desaparecidos e das vítimas de homicídio.
    Neste ano, uma lembrança pelos falecidos em razão da pandemia Covid-19.

    ResponderExcluir