O brasileiro não tem memória.

Neste blog desmascaramos esta mentira.









domingo, 4 de janeiro de 2015

Diálogo surreal (7): em torno das máquinas de lavar

Minha máquina de lavar, uma dessas antiguidades que funcionam muito bem, mostrou sinais de exaustão e quebrou.  Chamei o técnico na esperança de que tudo voltasse ao que era antes, e aí chegamos a isso:

"Eu:  Bom dia!  Que bom vê-lo aqui hoje, o senhor realmente foi muito atencioso em me atender tão rápido.

Ele:  Nada, madame, é nossa obrigação.  O que está acontecendo.

Eu:  A minha máquina quebrou de novo.  Lembra que o senhor a consertou na semana passada?  Ela funcionou muito bem nos primeiros quatro dias, depois começou a fazer barulhos estranhos e a vazar.

Ele:  Certo, vamos ligá-la e ver o que está acontecendo.

Ligamos, ela fez barulhos estranhos e vazou.

Ele:  Estou vendo.  Vou procurar o problema.

Depois de muita procura, quase duas horas.  Ele olhou para mim e disse:

Ele:  Madame, eu olhei tudo e não sei o que está acontecendo.  Ela não deveria estar agindo assim.

Eu (pausa para pensar e tentar superar a surpresa e responder): Não deveria, mas está fazendo.  A questão agora é o que NÓS vamos fazer.(foi aí que lembrei de Galileu, "si muove").

Ele:  Eu, se fosse a senhora, tentaria compreender que ela está velhinha, e que às vezes as coisas são assim mesmo. Às vezes funcionam, às vezes vazam e fazem barulho.

Eu: E se eu fosse o senhor seria menos compreensivo com ela e tentaria consertá-la.  Diferentemente das pessoas, as máquinas realmente têm conserto".

Resultado:  a máquina está parada, não vou ligá-la vazando porque, obviamente, posso levar um choque. Também não tenho coragem de me desfazer dela, porque acho que tem conserto.  Não vou comprar outra enquanto não consertá-la, por razões econômico-ecológicas.

Resultado 2: mamãe terá uma carga extra de roupas para lavar.

4 comentários:

  1. Hoje, 13/05/2016, orgulhosamente informo que a minha máquina de lavar vintage continua funcionando muito bem. Valeu o esforço de consertá-la em 2015, e em setembro completará 20 anos.

    ResponderExcluir
  2. Agora, são 23 anos. Ela continua indo bem e desempenha as suas funções com graça e orgulho.

    ResponderExcluir
  3. Agora, são 25 anos. A minha máquina está mais experiente e lavando roupas cada vez melhor.

    ResponderExcluir