Ninguém esqueceu da restruição (restauração + destruição) do afresco de Borja (cf. http://direitoamemoria.blogspot.com.br/2012/08/restruicao.html), ocasião em que Doña Cecília conseguiu transformar Jesus Cristo em outra coisa qualquer.
Agora chegam notícias de que a icônica máscara de Tutancamon foi danificada durante uma limpeza, aparentemente o cavanhaque dourado foi quebrado e, pasmem, foi consertado com cola de uso comum, material irreversível (http://www.eltiempo.com/estilo-de-vida/ciencia/rompen-la-mascara-de-tutankamon-y-la-arreglan-con-pegante/15134255).
Às vezes a tentativa de restauro é o pior dano. O uso de materiais inadequados pode comprometer não só a estética mas a própria integridade da peça. Não é assim que se restaura a unidade potencial de um bem cultural, ainda mais essa peça arqueológica mais do que icônica.
Para ver o resultado da restruição: http://www.infobae.com/2015/01/22/1622442-personal-limpieza-arruino-la-mascara-tutankamon.
Será restaurada. Cf. http://defender.org.br/noticias/internacional/egito-comeca-a-restaurar-mascara-de-tutancamon-colada-com-massa/
ResponderExcluirEm 04 de novembro de 1922 foi descoberta a tumba de Tutancamon.
ResponderExcluirFoi concluído o restauro: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2015/12/restauracao-da-mascara-danificada-de-tutancamon-e-concluida.html
ResponderExcluir