O brasileiro não tem memória.

Neste blog desmascaramos esta mentira.









terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Maçanetas

Considero as maçanetas um objeto fascinante. A sua utilidade é incrível e quando associadas a fechaduras, ajudam a preservar a privacidade e descortiná-la ao nosso desejo.  Abrir e fechar portas são, literal e metaforicamente, dois atos da mais alta significação.

A palavra maçaneta, segundo o meu Dicionário Etimológico, provém da palavra "maçã" porque supostamente esse era o seu formato originário.  Era utilizada como ornamento, ou com a função de servidor de puxador/fechador e abridor de portas.

Interessante, em Español é chamada de "perilla", que em alguns dicionários indicam como tendo formato de pera.  Que associação com frutas é essa afinal?  Lembrei também que a minha avó chamava de "pera" uma espécie de interruptor de luz, que ainda hoje pode ser encontrado, ainda que seja cada dia mais raro.

Sei que essa é a explicação etimológica, mas para mim não é suficiente. Certamente a origem da maçaneta é a protuberância natural, com tamanho adequado à mão humana, que foi utilizada como instrumento pelo homem.  Depois, como geralmente faz, imitando a natureza conseguiu replicar essa protuberância artificialmente.

Possivelmente, algo que se empurra e puxa, pode ser concebido de forma estática. Quando a maçaneta passou a ter movimento?  Quando e porque ela passou a ser considerada imprescindível?

Estou pensando que elas devem ter sido muito valorizadas quando começou a ser construída uma noção específica de privacidade (individual e propriedade privada).  Em sociedades comunais as maçanetas, e talvez mesmo as portas, não fossem tão imprescindíveis, observe as ocas indígenas, yurts tradicionais, iglus, construções maoris.

Portas japonesas tradicionais têm maçanetas? Vi umas notícias intrigantes de que as (poucas) japonesas têm o fetiche de lamber maçanetas, e imagino se não seria porque lá são novidade.  Ou talvez tenha alguma relação com imaginar muitas mãos pegando no objeto. Ou talvez as maçanetas lá tenham algum tipo de sabor. Sei lá.

Gostaria de ver portas de templos e antigas habitações egípcias, gregas, romanas, hindus, chinesas só para ver se tinham maçanetas.  Já vi algumas portas medievais, mas essas tinham fechadura e magníficas aldravas, enquanto as maiores tinham traves para fechá-las

Aldrava, linda palavra de origem árabe. No Google, se pesquisar por imagens de "maçanetas antigas" aparecerão algumas aldravas, que para mim são absolutamente inconfundíveis, porque além de servirem para puxar, também servem para fazer barulho à porta.

Enfim, gosto de maçanetas, especialmente aquelas jóias feitas de porcelana, e lindamente decoradas, mas não ao ponto de lambê-las.

Nenhum comentário:

Postar um comentário