O brasileiro não tem memória.

Neste blog desmascaramos esta mentira.









quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Evo Morales e a escolha da herança

As notícias sobre a posse do Presidente boliviano Evo Morales em seu terceiro mandato são muito interessantes do ponto de vista memorial.

Olha que descrição interessante:   "Para a cerimônia, pelo menos 200 amautas – os sábios da tradição inca – serão responsáveis pela organização.

Segundo o jornal La Razon, diferentemente de 2010, o presidente Morales será cercado pelos artefatos encontrados no local sagrado para receber a energia dos deuses antes de ir aos templos. Após a cerimônia, Morales oferecerá um jantar típico aos chefes de Estado, que também assistirão a uma dança tradicional". (cf. http://operamundi.uol.com.br/conteudo/noticias/39210/posse+de+evo+morales+sera+marcada+por+rituais+indigenas+em+local+sagrado+na+bolivia.shtml)

Sem dúvida, trata-se de uma explícita e importante declaração do Estado Boliviano, através do seu mandatário, de que a herança indígena é motivo de orgulho e e de identificação cultural.  Mesmo que não tenha amparo na História e se tratem, na verdade, de um conjunto de tradições (re) inventadas.

A aurora neo-indígena às vezes parte de uma visão idealizada de rituais há muito esquecidos.  No caso da posse do presidente, evidentemente o sítio de Tiwanaku foi usado como cenário, belíssimo cenário, para uma cerimônia totalmente desvinculada da sua existência.

(Agora lembrei que um presidente mexicano acreditava-se ser a reencarnação de Quetzacoaltl).

Essa busca pelo "típico", na narrativa da posse do Presidente, é evidentemente uma tentativa de formatação do passado, é uma estratégia mnemônica para ligar o passado ao presente (cf. http://direitoamemoria.blogspot.com.br/2011/06/time-maps.html), fundada no critério da ancestralidade.  É a vontade ou necessidade de, a partir da escolha de uma herança ,  afirmar uma identidade não só para ele mas para a Bolívia.

Entendi a dimensão política da tradição inventada, só não sei se os indígenas bolivianos se reconheceram nessas cerimônias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário