O brasileiro não tem memória.

Neste blog desmascaramos esta mentira.









quinta-feira, 28 de julho de 2011

O drakkar

Apesar de toda a tristeza, tentei lembrar o que eu sabia de bom sobre a Noruega. Eu gosto, particularmente, dos barcos-dragão (drakkar).



Olha aí um drakkar que Robinson (big brother) fez:







Nessa semana descobri que sei pouco sobre a Noruega. Tentei lembrar mas parece que a minha memória parou no tempo dos vikings, só penso em barcos-dragão e fiordes. Não sei nada sobre a gastronomia ou literatura norueguesas, por exemplo, o que é uma pena.


Para mim é importante tentar equilibrar as memórias ("positivas" e "negativas") porque se não, toda vez que lembrar da Noruega vou fazer a associação com tragédia que aconteceu, o que é apenas parcial e insuficiente. Os noruegueses não merecem e não devem ser definidos ou se auto-definirem pelo que aconteceu.




16 comentários:

  1. Como não sabes nada sobre a gastronomia norueguesa?
    E o bacalhau? Não pode haver associação melhor com a Noruega do que a com o bacalhau.
    Puxando pela memória, vale a pena até relembrar aquela piadinha infame: "bacalhau? Gosto até do cheiro!".
    P. S. Eu avisei que faria colocações machistas no seu blog.

    ResponderExcluir
  2. Caro Alexandre, suas colocações são sempre bem vindas, no bom sentido,já que somos ambos (agora eu também) casados... hehehehe

    Então, falando em bacalhau, eles são pescados na Noruega mas são preparados em Portugal. Você já ouviu falar em "Bacalhau Gomes de Sá à moda da Noruega"? Não.

    Tem azeite de oliva na Noruega? Não.

    Acho que eles nem comem bacalhau na Noruega. Eles fazem charque de bacalhau e mandam tudo para Portugal e para o Brasil na época da Páscoa.

    ResponderExcluir
  3. Lembrei: Ibsen, o autor favorito da minha irmã, é norueguês.

    ResponderExcluir
  4. Acho que você tem razão sobre o bacalhau.
    E sobre a literatura, tem também o Jostein Gaarder, autor de O Mundo de Sofia, entre outros.
    Ah, antes que eu esqueça mais uma vez (já que o tema central do blog é a memória, que eu tenho pouca, por sinal), parabéns pelo casamento.
    Casar é a melhor coisa do mundo.

    ResponderExcluir
  5. Valeu! Já comemorei até bodas na semana passada...

    ResponderExcluir
  6. Eu li o post.
    Homem é tudo igual, esquece datas mesmo.
    Esse ano eu e Amanda, entre namoro, noivado e casamento, já completaremos 10 anos.
    Como passou rápido!
    Essa data não posso deixar passar, vou preparar algo especial.

    ResponderExcluir
  7. Dez anos é um marco importante.
    Você é casado há uma década! Uau!

    ResponderExcluir
  8. @Fabiana, é o @Alexandre quem tem razão.

    A Noruega é dos maiores consumidores de bacalhau do mundo. Talvez tu tenhas feito uma confusão com no nome do santo, mas o milagre é verdadeiro.

    Eles dão um nome diferente aos bacalhaus de acordo com a idade do peixe e a forma de servir.

    O bacalhau salgado é destinado principalmente à exportação. Mas o que se consome na Noruega - e em outros paises da Europa, vindo da Noruega - é o mesmo peixe, mas fresco. Dai dão outro nome. As vezes o peixe têm idade madura, às vezes são bebês, o cliente é quem manda.

    Esses noruegueses têm uma das maiores frotas navais do mundo justamente porque sempre se destinaram à pesca do bacalhau. Aliàs, dizem as màs linguas, eles são responsaveis pela extinção de vàrios tipos de bacalhau, devido à época em q a pesca era predatoria.

    Isso sem contar o que eles comem de bacalhau vindo das fazendas.

    Vai por mim, eles são comedores os noruegueses.

    @Alexandre: Trate de preparar algo especial mesmo, pois Amanda é uma santa!

    ResponderExcluir
  9. Pronto, Denise desempatou a meu favor.
    E pode deixar, que eu vou preparar algo especial, sim.

    ResponderExcluir
  10. Bacalhau sem sal não é bacalhau. É atum.

    Alexandre, e estava empatado? Você não tinha concordado comigo que os bacalhaus são preparados apenas em Portugal?

    Diferentemente de Denise, nós não sabemos cozinhar, então que diferença faz a idade e o nome do bacalhau...Francamente.

    Se bem que o cheiro de bacalhau velho deve ser de doer.

    ResponderExcluir
  11. Tem um bacalhau com cabeça no vidro da Emulsão de Scott. Foi o único lugar qu eu vi um bacalhau com cabeça.

    ResponderExcluir
  12. Digamos que não estava empatado, tecnicamente.
    Mas, façamos o seguinte: eu reservo meu ponto de vista pessoal e sigo o voto da maioria, para criarmos uma jurisprudência unânime.
    Afinal de contas, nada melhor do que um bacalhau, seja na Noruega ou nas ladeiras de Olinda, na quarta-feira de cinzas.

    ResponderExcluir
  13. Vixe, que coisa complicada! Jurisprudência bacalhausística é danado!


    Aí eu me lembrei que, mesmo não sabendo cozinhar, tentei fazer um belo bacalhau para o meu então namorado, agora cônjuge, para agarrá-lo pelo estômago.

    Eu, que não sei cozinhar, preparei o bacalhau lindamente, apenas cometi o erro de não dessalgá-lo antes.

    E ainda fiquei magoada quando o marido, depois de comer tudinho (se não ia ficar sem sobremesa), reclamou que estava um "pouco salgado".

    ResponderExcluir
  14. Fabi, esse cara te ama!
    Conseguir comer bacalhau salgado só pra agradar é demais.
    Hahaha!

    ResponderExcluir
  15. Falando em bacalhau e em Noruega, vi essa notícia hoje:http://g1.globo.com/planeta-bizarro/noticia/2014/04/pescador-leva-susto-ao-acha-vibrador-na-barriga-de-bacalhau-na-noruega.html.

    ResponderExcluir
  16. Lembrando das vítimas de 22/07/2011, Noruega.

    ResponderExcluir