O brasileiro não tem memória.

Neste blog desmascaramos esta mentira.









sábado, 2 de julho de 2011

O primeiro frevo a gente nunca esquece...

Não sabe o que é um frevo? Então me deixe explicar: frevo designa um ritmo brasileiro que é bailado através de passos, predominantemente acrobáticos (frevo de rua). Existem outras modalidades que não são acrobáticas, mas igualmente lindas (frevo-canção e frevo de bloco).

Nesse link é possível ouvir a música e ver os passos acrobáticos, lindamente dançados:http://www.youtube.com/watch?v=lELaEDd2q_g.

Vixe, eu canso de assistir. É muito, muito difícil mesmo dançar desse jeito. Muito acelerado. Ferve? Frevo!

Este outro vídeo é emocionante. Que jeito especial de dançar! É um frevo diferente e eu fiquei absolutamente encantada:http://www.youtube.com/watch?v=Ydr848aAqz4&feature=related, especialmente porque os passistas no início do século dançavam com guarda-chuva, e não com sombrinhas coloridas como hoje em dia.

Este post não é sobre a primeira vez que ouvi ou dancei um frevo. Eu já dancei frevo há uns 20 quilos atrás.

Este post é sobre o frevo que eu ganhei de presente do compositor Givaldo Silva, chamado "A Mestra do Passo" (essa sou eu). Tenho certeza que não foi por mérito meu, já que nunca dancei tão bem ao ponto de ser considerada mestra, mas pela enorme gentileza do compositor que me deu esse presente-homenagem.

Não acreditam? Dêem uma olhada na música nº 15, por favor.



A música é linda e foi executada brilhantemente pela banda da Polícia Militar, a quem também agradeço:



O primeiro frevo presenteado a gente nunca esquece.

9 comentários:

  1. Hoje, 5 de dezembro de 2012, o frevo acaba de ser anunciado como patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

    ResponderExcluir
  2. Ontem resolvi relembrar, em casa, os tempos de foliã.

    Resolvi dançar o frevo que o compositor Givaldo Silva dedicou a mim (nunca saberei agradecer o suficiente!).

    Sabe aquela estória de memória muscular? Acho que não existe.

    Não consegui sequer levantar a perna. Abaixei e não levantei. Tive um passamento e um princípio de desmaio.

    ResponderExcluir
  3. Hã......, não é querendo ser chata, mas no vídeo http://www.youtube.com/watch?v=0biusJAQUcA#t=51 encontramos uma das mais insuficientes representações do frevo de todos os tempos.

    ResponderExcluir
  4. Hoje, 9 de "frevereiro" convencionou-se dizer que é aniversário do Frevo, que nesta data completa 105 anos.

    ResponderExcluir
  5. Hoje, primeiro dia oficial do carnaval de 2014, dancei frevo depois de tantos anos. A cabeça pensava nos passos mas o corpo não acompanhou. Tudo bem, tudo vale a pena.

    ResponderExcluir
  6. Feliz aniversário, Sr. Frevo. Hoje, a data será comemorada em grande estilo. O carnaval de 2018 começa quase oficialmente hoje.

    ResponderExcluir
  7. Neste ano de 2024 o 9 de frevereiro foi uma sexta-feira, e no dia 10 era o sábado de Zé Pereira, que marca o início do carnaval entre nós. Tive certeza que tal conjunção iria abrir um portal e alguns foliões jamais voltariam da folia.

    ResponderExcluir