O brasileiro não tem memória.

Neste blog desmascaramos esta mentira.









terça-feira, 12 de julho de 2011

Paleontologia Imaginária (2)

No post Paleontologia imaginária (cf. http://direitoamemoria.blogspot.com/2011/06/palentologia-imaginaria.html) postei uma foto de um "fóssil" de dragão que o meu irmão esculpiu para mim.

Por coincidência nesta semana li uma reportagem muito legal na revista "Aventuras na História", edição 96, julho de 2011, intitulada "Ossadas de Deuses", de Álvaro Opperman.

A reportagem mostra como os gregos e romanos buscavam (e encontravam!) fósseis de criaturas e heróis mitológicos: grifos, tritões, os restos mortais de Teseu e Ajax. O primeiro registro clássico da Paleontologia é de Aristeas (7 A.C), que registrou esqueletos de grifos e centauros em uma expedição que fez à região do Cáucaso (OPPERMAN, 2011, p. 40).

Também há o registro da localização de um sítio arqueológico por Pausânias (I d.C), que identificou o local onde ocorreu a Titanomaquia, guerra entre os Titãs e os deuses olímpicos.

Aqui abro parênteses para dizer que Mnemosine (a Deusa Memória, cf. http://direitoamemoria.blogspot.com/2011/01/deusa-memoria.html) é titanide, irmã de Cronos contra o qual lutaram os deuses olímpicos, mas ela não participou da Titanomaquia.

Segundo conta a reportagem, os paleontólogos do período interpretavam esses vestígios, que na verdade eram de animais como o mastodonte e o mamute, como das criaturas lendárias que habitavam a memória coletiva, além de, evidentemente, existirem falsificações.

De todo jeito, é um encanto pensar na possibilidade de encontrar o fóssil de um grifo ou de um centauro, e a reportagem ainda traz uma indicação bibliográfica sobre o assunto: MAYOR, Adrienne. The first fossil hunters - Palontology in Greek and Roman Times. Princeton University Press, 2000.

3 comentários:

  1. Olha ai que o fossil 171 de Robinson não é o primeiro da historia...

    ResponderExcluir
  2. Hehehehe. Já imaginou encontrar um fóssil de centauro, que doideira!

    ResponderExcluir
  3. Buckland, o cientista que demonstrou serem os dinossauros animais extintos, e não seres mitológicos, e uma história impressionante: teria ele comido o coração de Luis XIV? https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/almanaque/william-buckland-coracao-luis-xvi-historia.phtml?utm_source=facebook.com&utm_medium=facebook&utm_campaign=facebook&fbclid=IwAR0dglXnxcWtrP-zY7mEbLvQSBUFfEbglUY2KR1Aa_hhON16G9uwKEfgwFc

    ResponderExcluir