O brasileiro não tem memória.

Neste blog desmascaramos esta mentira.









quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

Boas lembranças...Óbidos

Óbidos, em Portugal, é uma linda cidade amuralhada, com muita, muita História.

Óbidos 

A lembrança hoje não é, exatamente, de bens culturais mas da sensação de felicidade que eles são capazes de provocar.

Nas férias de julho de 2019, viajamos com a minha sogra para Portugal, que ela sonhava conhecer. Óbidos estava no roteiro e a conhecemos durante o festival "medieval", um atrativo turístico leve e divertido.

Pois bem, a minha sogra ficou encantada com toda aquela pujança. As pessoas, a ginja, a comida, a ginja, as bruxas (😮 ), a ginja, toda aquela diversão e nós duas, ladeira abaixo e acima, falando besteira e dando risadas.

Ela se assustou com cada bruxa, adorou cada fantasia, cada comida, todos os doces e todas as ginjas. Tantas memórias felizes, e para mim uma muito especial que é vê-la sorrir tanto.

Ficamos três dias na pequena Óbidos, e consegui aumentar a minha coleção de relógios de sol (https://direitoamemoria.blogspot.com/2019/09/relogios-5-relogio-de-sol-em-obidos.html), de souvenires (https://direitoamemoria.blogspot.com/2019/09/souvenir-18-obidos-portugal.html) e de sorrisos.

sexta-feira, 17 de janeiro de 2020

Ali



"Aquela moça linda, ali!"


segunda-feira, 13 de janeiro de 2020

Um farol


Sem luz

Sempre quis chegar nesse farol, que avistava de longe.  Fiz a pequena aventura de andar pelas pedras enquanto a maré estava baixa, e finalmente cheguei lá.

Fiquei meio triste pois o farol não funciona mais. Não tem luz, o que na hora me pareceu uma metáfora muito triste para a racionalidade humana no século XXI.

quinta-feira, 9 de janeiro de 2020

A guerra Irã e Iraque: ameaça aos bens culturais

Na década de 80, o Irã e o Iraque guerrearam ferozmente.  Uma geração depois, o gradual processo de reconstrução das relações entre os Estados trouxe duas consequências interessantes: a primeira, é que temos uma geração que não vivenciou a guerra, o que pode ser bom e ruim para paz; a segunda, é que hoje há uma guerra contra o Irã a partir do território iraquiano, mas sem a participação do Iraque.

A tragédia humana de uma guerra é indescritível. Não dá para pensar em perder tantas vidas humanas, tantos universos, sabedorias, amores de uma vez: a devastação é irreparável.  Mas nesse caso, há uma particularidade assustadora, que é a ameaça aos bens culturais do Irã, inestimáveis para a Humanidade.

A região do Irã e Iraque é a Mesopotâmia.  O império persa. O berço da escrita ocidental.  Lá estão os vestígios das antigas cidades-estado. Pasárgada e Persépolis.  Cf: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-51017968.

Bens culturais são protegidos em tempos de guerra, e atingi-los intencionalmente é crime.

_______________

Em 2010 publiquei um artigo na Revista de Direito Constitucional e Internacional, nº 71, sobre o tema, cujo título é "Guerra e paz: uma análise da evolução das normas internacionais de proteção ao patrimônio cultural"".

Estou à disposição para discutir o tema, basta colocar o seu comentário/dúvida/impressão nos comentários.


terça-feira, 7 de janeiro de 2020

Biblioteca Brasiliana Digital- USP

O acervo da biblioteca de obras brasileiras (ou referentes ao Brasil) de Guita e José Mindlin para consulta (!): https://digital.bbm.usp.br/handle/bbm/1

Precioso.

domingo, 5 de janeiro de 2020

Carma - Robinson Dantas



"Carma", by Robinson Dantas e fotografia de Marcelo Müller


__________

Essa escultura linda foi o meu presente de natal em 2019😍

sexta-feira, 3 de janeiro de 2020

quarta-feira, 1 de janeiro de 2020

1º de janeiro de 2020

Feliz Ano Novo, e vamos lá.

Esse ano de 2020 vai ser um marco pessoal interessante.  Tenho muitos planos para esse ano, e a maioria deles refere-se a concluir projetos pendentes.

Redimensionar e terminar, o que quer que isso signifique.  Depois que fiz uma pausa para balanço (http://direitoamemoria.blogspot.com/2019/12/pausa-para-um-balanco.html), vi que tenho muito o que fazer e desfazer.

Ler e transformar a informação em conhecimento.  Meus livros atrasados não vão se ler e escrever sozinhos.

O plano é terminar este ano fazendo as coisas de um jeito melhor e diferente.  Boa sorte para mim e para todos, e que os nossos projetos se realizem de forma a nos fazer melhores e felizes.

Desejo a todos saúde, sucesso, amor, paz e boas memórias!