O brasileiro não tem memória.

Neste blog desmascaramos esta mentira.









domingo, 25 de abril de 2021

Patrimônio cultural familiar (6): doenças e soluções

Famílias não são apenas afetos e desafetos entre pessoas.  São estruturas que permitem a criação, manutenção e transmissão de modos de viver, fazeres e saberes.

As famílias, como qualquer outro grupo, também têm a sua identidade e o seu patrimônio cultural.  A herança de uma família vai além dos meros bens econômicos: há todo um acervo de valores imateriais e culturais transmitidos através das gerações.  Refletimos sobre aspectos desse importante acervo nos posts http://direitoamemoria.blogspot.com.br/2015/08/patrimonio-cultural-familiar.htmlhttp://direitoamemoria.blogspot.com.br/2017/04/patrimonio-cultural-familiar-2-arte-de.html e https://direitoamemoria.blogspot.com.br/2017/05/patrimonio-cultural-familiar-3.html?m=0http://direitoamemoria.blogspot.com/2017/12/patrimonio-cultural-familiar-4-os-fatos.htmlhttps://direitoamemoria.blogspot.com/2019/08/patrimonio-cultural-familiar-5-as.html.

Essa herança, que vai além dos meros bens econômicos, confere identidade e sensação de pertencimento. Os conhecimentos e valores (culturais e morais) são o quadro no âmbito do qual desenvolvemos a nossa personalidade, e sentimos a sua continuidade através da estreita relação com a memória dos antepassados e a convivência com os contemporâneos.

A memória familiar é um registro muito importante da biografia dos seus membros, e especialmente no que se refere às doenças que os afetaram, e que podem ser vistas como regularidades, das soluções e adaptações que foram encontradas para conviver com elas.  Antes mesmo da construção do campo de conhecimento chamado "Genética", as famílias sabiam o que afetava os seus membros e quais as soluções que passaram no teste do tempo.

Hoje quando alguém vai fazer uma consulta médica, sempre é feita a anamnese, para trazer à lembrança as informações sobre a saúde da pessoa e das doenças em que a genética é um fator importante. Informações precisas sobre hipertensão, diabetes, problemas cardíacos e vasculares  e outras doenças ajudam os médicos a contextualizar você.

Eu, por questões pessoais e acadêmicas, sou uma paciente que consegue dar muitas informações importantes e (incrivelmente) precisas sobre as doenças que os membros da minha família enfrentam e enfrentaram.  E nós, na minha família, aperfeiçoamos procedimentos e soluções ao longo das gerações.

Nesse caso lembrar é uma questão de sobrevivência e de qualidade de vida das pessoas, e uma chance para se preparar que dá uma grande vantagem no enfrentamento dos problemas.


terça-feira, 20 de abril de 2021

Dez quarentenas 20/04/2021

400 dias.

400 dias de medidas de distanciamento/isolamento social à brasileira.

Quando a pandemia começou achei que seria impossível ficar 40 dias em casa.  Achei impossível que nós, brasileiros, entendêssemos o que significa o isolamento.

E, realmente, as desigualdades de condições e mentalidades afloraram em relação ao que seria ou não adequado no enfrentamento da pandemia.

400 dias de desinformação, tentativa, erro, acerto, convencimento para que as pessoas façam o mínimo, façam o melhor para si e para os outros.

400 dias para aprender o que é o bem comum, a diferença entre o coletivo e individual, o público e o privado, e é pouco tempo. 


domingo, 11 de abril de 2021

Boas lembranças... Bogotá

Para mim, a lembrança de Bogotá vem na forma de um cheiro específico.

Um cheiro frio de noite, da hora que nós voltávamos do colégio para casa.

Um cheiro que misturava uma luz desmaiando, comidas de rua, as risadas com meus irmãos e amigos, e um abraço frio daquele vento que vinha dos Andes quando, para citar Leminski, a tarde me anoitecia.

Em dias muitos especiais quando a luz certa, a temperatura certa e o momento certo convergem, esse cheiro me leva de volta à cidade da minha infância.

Anteontem  (09/04/2021) revivi a minha bela Bogotá.


sexta-feira, 9 de abril de 2021

Genuflexório

Item de mobiliário desenhado para permitir que a pessoa faça as suas orações ajoelhada com conforto, enquanto pode apoiar os braços em um tipo de base alta horizontal, onde também pode ser apoiado o livro de orações.

Acho fascinante como essa palavra é descritiva, e é uma de minhas favoritas.

quarta-feira, 7 de abril de 2021

Pequena atualização

Quando a pandemia se tornou uma realidade para mim em 16/03/2020, a minha situação era de não saber o que fazer e, principalmente, de não saber cozinhar absolutamente nada.

A recomendação era de não solicitar entrega de alimentos, então fui obrigada a criar estratégias para organizar as minhas refeições, o que significou me tornar vegetariana crudívora por alguns meses até conseguir aprender a cozinhar alguma coisa.

Essa seria a oportunidade perfeita para fazer minhas lamentações e falar do meu arrependimento de não ter aprendido a cozinhar com os meus pais e irmãos, e tios, e avós, porque a gastronomia é um patrimônio imaterial da minha família negligenciado pela minha preguiça de aprender, mas esse post não é para isso.

A idéia é trazer a minha história de superação. Eu aprendi a cozinhar.

Comecei com pequenas aventuras culinárias até conseguir fazer  incríveis  rabanadas (cf.http://direitoamemoria.blogspot.com/2020/12/rabanadas.html ). Passei algumas semanas comendo rabanadas e não enjoei, mas entendi que precisava seguir em frente.

Aprendi a cozinhar outras coisas até que, nesta semana, resolvi fazer um bolo de iogurte, uma comida russa e uma bebida mexicana de abacaxi fermentado.

Não faz sentido, e provavelmente eu estou ofendendo o patrimônio imaterial de vários povos, mas o fato é que eu consigo cozinhar a partir de receitas desconhecidas e até enfeito os pratos na hora de servir.

Quem diria, agora Fabiana cozinha muito.

segunda-feira, 5 de abril de 2021

Cortejo Real das múmias egípcias -2021

O Egito transferindo as múmias de reis e rainhas do Museu do Cairo para um novo local em um cortejo espetacular:



Em síntese, os egípcios construíram um edifício para abrigar e preservar as múmias da realeza, juntamente com os seus artefatos, e realizaram um ritual espetacular para o traslado, demonstrando de forma inequívoca a sua importância histórica.

Como sempre.



sábado, 3 de abril de 2021

Televisão de cachorro

Algumas padarias colocam uma aparelho que assa frangos, girando incessamente.  Por razões óbvias, vez por outra observamos cachorrinhos assistindo ao espetáculo, o que fez com que esse aparelho fosse carinhosamente chamado de "televisão de cachorro".

Eu me sinto exatamente assim quando assisto aos vídeos no Youtube onde as pessoas fazem aquelas sobremesas absurdas, contra as quais deveria haver leis rígidas.

Alguém tem que tomar uma providência. Há um abuso de chocolate e leite condensado, e eu assisto a esses vídeos só para ficar reclamando.

São sobremesas que eu nunca vou fazer nem comer por questão de princípios, então só me resta falar mal, e apontar o dedo acusatório, bradando contra essa imoralidade.

É isso.

Hora de ver como se faz um bolo vulcão de chocolate.



Impressões da pandemia: volume (7)

A gestão da pandemia no Brasil apresentou desafios específicos, que serão estudados ao longo dos anos.

Percebi que se implementou uma espécie de federalismo por regiões, de maneira informal ou formal mesmo, pela criação de consórcio de Estados-membros.

O Federalismo por regiões era defendido por Paulo Bonavides, um eminente constitucionalista brasileiro, que com razão via que as características geográficas, históricas e sócio-culturais eram determinantes para gestão territorial.

Também chamou a minha atenção como os serviços públicos para atendimento aos casos de COVID foram organizados, especialmente a classificação por cores. Inicialmente foram adotados o amarelo, laranja e vermelho para indicar os níveis de gravidade da pandemia, como sinalização para a adoção de medidas de enfrentamento gradual.

Agora temos a fase roxa em alguns lugares, que foi a pior classificação até o momento.

A fase roxa significa o colapso do sistema de saúde, falta de oxigênio, de leitos hospitalares para qualquer doença, falta de locais adequados para destinar os cadáveres.

Eu estou escrevendo essas impressões da pandemia para lembrar do que aconteceu nesse período e poder contar a experiência às futuras gerações, embora ache que esse registro não era necessário porque não vou poder esquecer dessa tragédia toda.