O brasileiro não tem memória.

Neste blog desmascaramos esta mentira.









quarta-feira, 23 de março de 2022

Blue Shield

 Blue Shield é o símbolo que indica que um bem cultural está protegido pela Convenção da Haia de 1954, que é a norma internacional aplicada à proteção de bens culturais em caso de conflito armado.



A UNESCO tem divulgado pelo Instagram os monumentos protegidos pelo escudo na guerra da Ucrânia, e o meu coração fica apertado pelas pessoas e monumentos.

Algumas pessoas não sabem mas o escudo azul também pode servir como forma de proteção humanitária, já que os edifícios assinalados podem servir de refúgio contra bombardeios.

Fiz um estudo sobre as normas internacionais de preservação e proteção dos bens culturais em tempos de guerra e paz, para quem quiser aprofundar o tema. Olha a referência do artigo:

  • DANTAS, F. S. . Guerra e Paz: uma análise da evolução das normas internacionais de proteção ao patrimônio cultural. Revista de Direito Constitucional e Internacional , v. 71, p. 85-102, 2010.


domingo, 20 de março de 2022

Arqueologia fascinante (7): Notre-Dame de Paris

 Por causa do incêndio, estão sendo realizadas intervenções no prédio, e os quase novecentos anos de segredo estão aparecendo:

https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/historia-hoje/sarcofago-e-encontrado-sob-catedral-de-notre-dame.phtml

😲

Os papas são enterrados em caixões de chumbo, então para ser enterrado na Catedral, desse jeito, a pessoa deve ser muito importante mesmo.

Vocês também ficam curiosos e ansiosos para saber?  Eu fico em um estado lamentável, perco até o sono.

Quem será? O que aconteceu? Por que não abrem logo o sarcófago? Sai para lá, deixa que eu abro. Nunca ninguém me deixou fazer isso, e ficam lá tirando pó com pincéis em uma paciência infinita.

Por essas razões não sou bem-vinda em algumas escavações porque a Arqueologia é fascinante mas não é para os ansiosos.

segunda-feira, 14 de março de 2022

Caminhada

 

Caminhada de domingo para manter a atividade e lembrar:


Caminhada do domingo

Meu lugar é lindo mesmo.

sábado, 12 de março de 2022

Memória Poética: Nine Inch Nails

 Essa canção, Hurt, é pura lembrança:

I hurt myself today
To see if I still feel
I focus on the pain
The only thing that's real
The needle tears a hole
The old familiar sting
Try to kill it all away
But I remember everything
What have I become?
My sweetest friend
Everyone I know goes away
In the end
And you could have it all
My empire of dirt
I will let you down
I will make you hurt
I wear this crown of thorns
Upon my liar's chair
Full of broken thoughts
I cannot repair
Beneath the stains of time
The feelings disappear
You are someone else
I'm still right here
What have I become?
My sweetest friend
Everyone I know goes away
In the end
And you could have it all
My empire of dirt
I will let you down
I will make you hurt
If I could start again
A million miles away
I would keep myself
I would find a way


Essa música é ótima na versão original e dolorosa na voz de Johnny Cash.  Quanta dor na frase "I remember everything", remetendo à vida conturbada de todos nós.

As lembranças nos machucam profundamente. Força poderosa que molda comportamentos, e às vezes um fardo muitíssimo pesado para carregar.

quarta-feira, 9 de março de 2022

Produtos centenários (10): Acqua Panna

 Sim, água:



Outros quinhentos

A primeira realmente incolor, inodora e insípida que eu tomei. Que água.

Em 2018 comemorou 450 anos, então estamos a caminho dos 500. Incrível.

quinta-feira, 3 de março de 2022

A autodeterminação dos povos: Ucrânia

O Direito Internacional Público traz alguns princípios basilares, e dentre esses a autodeterminação dos povos, entendida como a  capacidade de decidir o próprio destino, e baseia-se na idéia de igualdade entre os diversos atores da comunidade internacional.

Esse princípio determina o grau de legitimidade das instituições governamentais, que devem exercer o poder em nome do povo, em conformidade à sua identidade histórica, atributos sociais e objetivos comuns, e também é a base  do que se entende por soberania, em sua versão mais pragmática.

A Ucrânia é um Estado Nacional recentemente independente.  O processo de institucionalização (que alguns chamam de State Building) está em permanente desenvolvimento, mas a afirmação de sua autodeterminação e soberania depende de fatores regionais e do grau de dependência/influência de outros Estados.

No caso, uma breve análise histórica evidencia essa conturbada relação de dependência em relação à Federação Russa que, em outras épocas, também invadiu o território.  Depois da independência claramente há uma violação do princípio da soberania da Ucrânia, e lamentavelmente, para sobreviver será necessário fazer concessões.

O bravo povo ucraniano - civis - está defendendo o seu Estado e a sua identidade.  Muitos já morreram nessa guerra  cujo objetivo, que ainda não está muito claro além da intimidação, não parece ser conquista de território. Não se trata de anexar a Ucrânia, mas de afastar a OTAN.

Girassóis são o símbolo nacional da Ucrânia, e as pessoas carregam suas sementes nos bolsos para que a pátria floresça. Os ucranianos têm o direito de continuar sendo.

quarta-feira, 2 de março de 2022

Quarta-feira de cinzas 2022

Mais um ano do carnaval em suspenso.  Geralmente a quarta-feira de cinzas é melancólica por definição, mas nesse ano a melancolia mostrou-se nas faces e nos gestos das pessoas.

 O carnaval é nosso patrimônio imaterial, uma necessidade da alma.  Sem carnaval, falta alguma coisa.

Perdemos alguma coisa.

As poucas tentativas de celebração que eu vi, e as festas clandestinas que eu não vi mas sei, apenas reforçam que carnaval precisa de todo mundo.  Desse jeito perde a graça.

A verdade é que depois de tanta coisa o nosso carnaval agora é metafísico e principiológico, transcendeu.

Sendo assim em 2023 nem digo nada.  Se não aguenta, nem venha.