As fitas de N. Sr. do Bonfim são uma tradição inventada, oferecidas às pessoas, especialmente aos turistas, com toda a preciosa lacuna da narrativa imemorial.
|
Fitas de N. Sr. do Bonfim - Foto Fabiana Dantas |
Elas são amarradas no pulso e a pessoa que crê faz um pedido, que será realizado quando a fita cair naturalmente:
|
Fita de Fabiana |
A minha fita foi colocada no dia 06/06/2022 e hoje, dia,25/09/2022 ela está assim, quase caindo.
Eu não tenho muito o que pedir aos santos, só a agradecer. Então, deixo a fitinha cair naturalmente mesmo sem esperar nada específico, e em respeito à lembrança que eu tenho da primeira vez, aos doze anos de idade, em que coloquei uma no pulso.
Eu estava na Bahia, lugar onde brotou essa tradição, e colocaram a fita no meu pulso. No dia seguinte fui à praia, e a fita partiu e se perdeu no mar. Eu lembro de ficar muito preocupada pensando que os meus desejos não se realizariam (fiz três, confundindo o Senhor do Bonfim com o gênio da lâmpada).
Mas eu estava no lugar certo pois na Bahia as pessoas sabem tudo da vontade dos santos e orixás. Uma moça me falou com uma certeza reconfortante: não se preocupe, o seu pedido vai se realizar até mais rápido porque Iemanjá recebeu a fita.
É isso. Não lembro do que eu pedi, mas lembro perfeitamente que fiquei feliz e tranquila porque meus pedidos iam se realizar pois Iemanjá recebeu a minha fitinha de Nosso Senhor do Bonfim.
Bahia. É assim.